Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

A importância da Ria Formosa para as aves

27.02.2015 // Natura Algarve

O sistema lagunar da Ria Formosa foi declarado Reserva Natural em 1979, através do Decreto-lei nº 45/79 de 2 de Maio, sendo o seu estatuto alterado para Parque Natural em 1987, pelo Decreto-Lei nº 373/87 de 9 de Dezembro, posteriormente regulamentado pelo Decreto Regulamentar nº 2/91 de 24 de Janeiro.

Lugar mágico

A maior parte da sua área é ocupada pelo sistema lagunar da Ria Formosa, sendo a zona húmida mais importante do sul de Portugal, cujas características naturais e situação geográfica aliadas à sua riqueza biológica, conferem a esta zona uma importância primordial como ponto de invernada de muitas espécies de aves oriundas do norte e centro da Europa, nomeadamente aves aquáticas e limícolas, albergando mais de 60.000 indivíduos.

Ostraceiros

Constitui um importante ponto de apoio a populações de aves em migração entre a Europa e África (pela disponibilidade de recursos alimentares e locais de repouso), sendo por tal a segunda zona em importância a nível nacional, depois do Estuário do Tejo, utilizada por mais de 40.000 limícolas.

A RIA FORMOSA ENCONTRA-SE INCLUÍDA NAS ROTAS MIGRATÓRIAS DO ATLÂNTICO ESTE, QUE É UTILIZADA POR CERCA DE 7 MILHÕES DE LIMÍCOLAS.

Esta área tem importância ecológica reconhecida internacionalmente, tanto que se encontra abrangida pelas disposições das Convenções de Ramsar (Decreto-Lei nº 191/80 de 9 de Outubro) e de Berna (Decreto-Lei nº 316/89 de 22 de Setembro). Além disso, foi considerada pela Wetlands Directory da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) uma zona húmida de interesse mundial, pertencendo o próprio Parque à lista dos Biótopos Corine. Integrando a Rede Natura 2000, quer como Zona de Protecção Especial (ZPE) que como proposta Zona Especial de Conservação (ZEC) foi também, no contexto europeu, considerada uma Important Bird Area (IBA).

 IBAS - Important Bird Areas - são áreas consideradas prioritárias de conservação das aves e dos seus habitats. São classificadas segundo critérios acordados a nível mundial tais como o grau de ameaça, proporção de efectivos populacionais, entre outros. Desde a década de 80 foram identificadas 7500 IBAS terrestres.

 Cegonha

DENTRO DA ÁREA PROTEGIDA DO PNRF EXISTEM 3 ZONAS QUE FORAM CLASSIFICADAS COMO RESERVAS NATURAIS, DEVIDO À SUA SENSIBILIDADE E IMPORTÂNCIA ORNITOLÓGICA: O LUDO E ZONAS DA ILHA DESERTA E DA ILHA DE TAVIRA.

Duna Culatra

No nosso próximo artigo fique a saber quais foram as aves que levaram à inclusão da Ria Formosa como zona húmida de interesse internacional e mais algumas curiosidades sobre este fantástico parque natural no Algarve.

Até lá :)

topo da página