Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Algarve

15.08.2014 // Natura Algarve

Terra de sol e de mar, vestida por quilómetros de areias douradas, aqui se encontram as mais belas praias da Europa, beijadas por um Atlântico de águas turquesas bem temperadas.

 

A região sul do território nacional atrai desde há muito os visitantes estrangeiros, mas também uma grande percentagem dos portugueses que, por tradição, passam aqui as suas férias de Verão.

Mas o que tem de tão especial este pedaço de terra, para conseguir chamar até si tanta gente?

 

O clima ameno ao longo de todo o ano, com mais de 3 mil horas de sol, a faixa litoral inserida grande parte em áreas de reserva, parques naturais e zonas de paisagem protegida, o interior recheado de tradições ancestrais, a grande variedade de unidades hoteleiras, os inúmeros campos de golfe incluídos entre os melhores do mundo, as marinas completamente equipadas, as noites cosmopolitas e vibrantes e a hospitalidade da população com histórias seculares para contar, são os ingredientes de uma região que anualmente sacia o apetite de milhões de viajantes.

 

De Odeceixe a Vila Real de Santo António, os 200km de costa algarvia são um deleite para os olhos. Do mar revolto da Costa Vicentina, recortada por altas falésias abruptas de cor escura, até aos extensos areais a perder de vista do Sotavento, passando pelo Barlavento, com as suas belas praias de arribas vermelho/laranja, banhadas por águas cristalinas, há praias para todos os gostos.

 

Contudo, além do fator sol e praia, o Algarve tem muito para oferecer. Cenário perfeito para todo o tipo de desportos náuticos e de ar livre, a região é ao mesmo tempo convidativa para quem privilegia a paz de espírito, mesmo à mão no interior da Serra e pelo Barrocal, com a sua rica multiplicidade de fauna e flora.

 

Para quem não prescinde do roteiro cultural, um passeio pelas vilas e cidades dá para conhecer a arquitetura peculiar de uma região onde constantemente nos deparamos com as influências islâmicas. As açoteias, o branco da cal nas paredes, a profusão de laranjais e de amendoeiras e as chaminés rendilhadas, são disso alguns exemplos.

Da natureza ao património arquitetónico, da história à gastronomia, o Algarve tem tudo para oferecer, numa região aberta à Europa e ao Mundo.

topo da página