Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Parque Natural da Ria Formosa

03.06.2014 // Natura Algarve

O Parque Natural da Ria Formosa caracteriza­-se pela presença de um cordão dunar arenoso litoral constituído de praias e dunas, que protege uma zona lagunar. 

Parque Natural da Ria Formosa

Parte do seu sistema lagunar encontra­-se permanentemente submerso, enquanto que uma percentagem significativa emerge durante a baixa­-mar. Este sistema lagunar de grandes dimensões - estende­-se desde o Ancão até à Manta Rota - inclui uma grande variedade de habitats: ilhas­-barreira, sapais, bancos de areia, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, áreas agrícolas e matas, fazendo da Ria Formosa uma fonte de riqueza em fauna e flora.

O Parque Natural da Ria Formosa foi criado tendo como principais objetivos a proteção e a conservação do sistema lagunar, nomeadamente da sua flora e fauna, incluindo as espécies migratórias, e respetivos habitats.

Sendo uma necessidade constante compatibilizar a proteção do património natural e cultural com um desenvolvimento socio-económico sustentado, foram criadas diretrizes tendo em vista o apoio a actividades económicas tradicionais, desde que compatíveis com a utilização racional dos recursos; a promoção de atividades de recreio, lazer e turismo, tendo em conta as particularidades da área protegida e a sua capacidade de carga; e ainda, não menos importante, a implementação de infra-estruturas vocacionadas para a educação ambiental, de forma a sensibilizar a população residente e os visitantes para a necessidade de preservar os valores naturais e culturais da Ria Formosa.

Neste âmbito a Natura Algarve orgulha­-se de proporcionar experiências de Ecoturismo, dando a conhecer a Ria Formosa nas suas diversas vertentes, através de maravilhosos passeios de barco nesta área protegida do Algarve.

topo da página