Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Ilha da Culatra na Ria Formosa (Algarve - Sul de Portugal)

25.04.2014 // Natura Algarve

Uma das 5 ilhas-barreira que delimitam a Ria Formosa, a Ilha da Culatra é constituída por 3 zonas: Culatra, Hangares e Farol.

Caracteriza-se por ser um local rico e fértil, com uma fauna e flora diversificadas.

Os bancos naturais de viveiros de bivalves são o centro da economia da comunidade residente na Ilha da Culatra, tendo como fontes principais de sustento a pesca e a apanha de marisco.

Viveiros de ameijoa na Ria Formosa - Natura Algarve

Apanha de Marisco Ilha da Culatra Ria Formosa Natura Algarve

Para além do clima e riqueza natural, a Ilha da Culatra tem também para oferecer aos seus visitantes a excelente gastronomia, animação cultural e as festas típicas da Ilha, como a “Festa do Dia da Ilha“, a “Festa da N. Sra. dos Navegadores“, entre outras.

A comunidade piscatória reside nesta ilha desde meados do séc. XIX, com a fixação de pescadores provindos de várias zonas do país, procurando subsistência na pesca e no marisco.

Ilha da Culatra - Ria Formosa - Algarve. Natura Algarve

Aos poucos foram construindo os seus habitats, pequenas barracas de madeira, inicialmente, e formando um modo de vida próprio, que foi sendo transmitido, ao longo dos anos, de pais para filhos.

O seu modo de vida assenta na actividade da pesca e no marisco, tendo as suas tarefas diárias há muito bem definidas. Os homens dedicam-se à pesca, a reparar redes e a tratar dos viveiros. As mulheres dedicam-se predominantemente à apanha do marisco, sendo a principal captura a amêijoa.

Há ainda muito mais por conhecer sobre esta ilha que é muito mais que isso…

Passeio Barco Ria Formosa Ilha da Culatra Algarve Portugal. Natura Algarve 

Acompanhe-nos num passeio de barco pela Ria Formosa com partidas de Olhão e venha descobrir este tesouro natural e sócio-cultural da Ria Formosa.

topo da página