Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Parque Natural da Ria Formosa

03.03.2009 // Natura Algarve

Ostraceiro O Parque Natural da Ria Formosa foi criado no ano de 1987 com o objectivo de proteger e conservar este sistema lagunar, nomeadamente a sua fauna, flora e respectivos habitats. Tem também em consideração as inúmeras espécies de aves migratórias que dele usufruem em determinadas épocas do ano. O desenvolvimento sócio-economico sustentado e a protecção cultural e natural é gerido de modo equilibrado e compatível.
Na sua área total podemos encontrar paisagens como o cordão dunar, praia, área de sapal, espaços florestais, agro-florestais e espaços urbanizados, pisciculturas e salinas. No entanto, a maior área é ocupada pelo sistema lagunar (18000ha), sendo a zona húmida mais importante do sul do país, estando incluída nas rotas migratórias do Atlântico Este albergando mais de 60.000 indivíduos.
A sua importância estende-se também a outros níveis. No que diz respeito à flora, no PNRF podemos encontrar alguns dos vários endemismos que ocorrem na região algarvia: Thymus carnosus, com o seu intenso cheiro a lavanda, Hypecoum procumbens, Limonium algarvense, entre outros. Na fauna há que salientar a ocorrência do Camaleão Chamaeleo chamaeleon, espécie ameaçado de extinção e cuja distribuição em Portugal está confinada ao litoral Sotavento do Algarve.
Podemos ainda salientar o património cultural associado às actividades económicas e também ao seu passado histórico. Os moinhos de maré, os antigos tanques de salga, o núcleo histórico de Cacela-Velha são apenas o exemplo de muitas coisas a visitar neste Parque Natural.
Acompanhe-nos numa visita guiada com imensos factos, histórias e lendas para contar…

topo da página