Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Uma tarde com investigadores da Gulbenkian

26.05.2008 // Natura Algarve

Faro, 24 de Maio de 2008

Um fim de tarde na Ria Formosa oferece-nos um pôr-do-sol rico em tons quentes e cheiros. Apesar de soprar um vento fresco, o conforto dos agasalhos e de um café quente servido a bordo serviu-nos de incentivo a continuar o passeio e apreciar a beleza da Ria em pleno. Foi assim possível uma breve descrição do sistema lagunar e respectivas ilhas barreiras, a característica vegetação de sapal e ainda observar o polvilhado dos abrigos dos mariscadores.

Acompanharam-nos neste passeio investigadoras e elementos da Fundação Gulbenkian. A troca de experiências e ideias acerca de actividades pedagógicas ocupou grande parte das nossas conversas. Após identificação de futuros locais de trabalho navegamos pelos canais da Ria até à Ilha de Faro, onde foi feita uma breve apresentação acerca do nosso projecto, tendo sido mencionado que as nossas actividades pedagógicas estão estruturadas de modo a se enquadrarem perfeitamente nos planos curriculares escolares, desde o 1º ciclo até ao ensino secundário.

Com uma componente teórica (sala de formação), teórico-prática (Museu e Centro Ciência Viva) e forte componente prática (Ria Formosa) desenvolvemos actividades que se comprometem a que no final sejam adquiras pelos alunos, as competências definidas em determinado bloco ou tema de aprendizagem. Uma das vantagens reside no carácter multidisciplinar das mesmas.

Assim, um aluno não só poderá estar a desenvolver uma actividade de campo referente a Biologia ou Estudo do Meio, mas também a desenvolver o raciocínio em Matemática e Física, e adquirir competências nas várias Expressões Artísticas ou até mesmo Língua Estrangeira. No final ficámos satisfeitos com a curiosidade dos nossos convidados pelas futuras actividades a desenvolver com as escolas e com o feedback positivo na partilha de ideias e da possibilidade de desenvolver trabalho em conjunto. Esperemos em breve contar mais novidades acerca deste nosso futuro projecto e parceria!gulbenkian.jpg

topo da página