Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Cavalos Marinhos da Ria Formosa

20.06.2014 // Natura Algarve

Cavalos Marinhos

Os Cavalos Marinhos são peixes particularmente interessantes e peculiares. Entre as suas singularidades incluem-se a forma única do seu corpo: são os mais lentos de todos os peixes, pelo modo invulgar como nadam - na vertical, podendo demorar 4 minutos para nadar 1 metro  e a sua biologia reprodutiva, uma vez que é o macho que incuba os ovos.

Actualmente existem cerca de 35 espécies de Cavalos Marinhos, com uma extensa distribuição mundial. A maior parte destes animais são de porte pequeno, com as espécies maiores medindo um máximo de 36cm de comprimento e a espécie mais pequena, conhecida como o Cavalo Marinho Anão, medindo apenas 4cm.

A Ria Formosa tem a maior comunidade de Cavalos Marinhos do mundo, sendo que estas espécies se encontram em vias de extinção por serem utilizadas, sobretudo na Ásia, para muitos e variados fins, como a gastronomia, amuletos e medicina alternativa.

Inicialmente composta por mais de 2000 indivíduos, esta foi uma agradável descoberta para a comunidade cientifica local, pois não se imaginava que o sistema lagunar da Ria Formosa albergava a maior colónia destas delicadas criaturas em todo o mundo.

O seu grande número deve-se ao facto da Ria Formosa ter condições e fatores naturais únicos para o desenvolvimento da espécie, nomeadamente as suas águas calmas, propícias a uma criatura marinha que não é boa nadadora e as suas enormes pradarias marinhas que lhes servem de abrigo e fonte de alimento.

Com o decorrer dos anos verificou-se que, infelizmente, esta delicada espécie, que é protegida, tem vindo a diminuir o seu número na Ria Formosa. A ação humana e a diminuição de plantas marinhas no fundo da ria têm sido fatores determinantes para o seu desaparecimento.

Outro aspeto a ter em consideração, é o facto de, nos cavalos marinhos ser o macho que fecunda os ovos. Os investigadores acreditam que é um animal com parceiro único e isso poderá também ter um forte impacto sobre a reprodução da espécie.

Venha desfrutar de um passeio de barco na Ria Formosa e tentar descobrir por entre os canais deste Parque Natural um destes singulares animais.

topo da página