Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Ilha da Culatra

31.01.2013 // Natura Algarve

Decerto que já ouviu falar das cinco ilhas barreira, do Parque Natural da Ria Formosa, que se estendem ao longo de cerca de 60 km de costa. Mas será que conhece a sua verdadeira essência? Sabia que as dunas servem de local de nidificação à andorinha-do-mar-anã, a única colónia que se reproduz em Portugal? E que na Ilha da Culatra existe uma comunidade piscatória com características únicas?

 Ilha da Culatra

Era conhecida no passado como Ilha dos Cães e possuía uma geografia bastante distinta daquela que conhecemos hoje. Foi no passado um local de erradicação de possíveis pestes, já foi um abrigo de pescadores e já teve palhotas de estorno.

 dsc_3034.JPG

Presentemente a Ilha da Culatra possui a única comunidade residente no sistema lagunar, praias desertas banhadas por águas cristalinas, um areal extenso protegido por um cordão dunar rico em cheiros e cores, e é povoada por pilritos frenéticos na sua incansável procura por alimento. Reserve um passeio de barco nos canais da Ria Formosa e pare nesta ilha. Passeie pelo casario baixo e colorido, pelo seu encanto natural, saboreie a gastronomia local e termine um dia fantástico com o regresso ao fim da tarde, hora privilegiada para assistir a um  caloroso pôr-do-sol.

 Sunset in the Ria Formosa

O seu comentário

topo da página