Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Birdwatching - Gaivotas polares na costa portuguesa

04.02.2009 // Natura Algarve

Duas espécies de gaivotas polares foram avistadas na costa portuguesa em número invulgar. A estranha invasão cativou o interesse de ornitólogos profissionais e amadores.

As terras portuguesas são sobrevoadas, anualmente, por uma a duas gaivotas de cada uma das espécies avistadas - gaivota hiperbórea (Larus hyperboreus) e gaivota polar (Larus glacoides). Este ano, o número foi invulgar, tendo sido avistadas sete a oito gaivotas de cada espécie.

Ainda não existe uma explicação científica para a situação. Gonçalo Lobo Elias, um amante da observação de aves, adiantou ao Público uma possível justificação: «A vaga de frio que tem atacado o Norte da Europa pode ter obrigado as gaivotas a deslocar-se para sul e as temperaturas no mar podem tê-las empurrado para a costa».

As gaivotas polares têm sido vistas por toda a costa portuguesa e são oriundas da Gronelância, Islândia e Noruega. Distinguem-se das gaivotas argêntias (Larus michahellis) e das gaivotas de asa escura (Larus fuscus) por serem totalmente brancas.

O que distingue a gaivota hiperbórea da polar é o tamanho, sendo que a hiperbórea é maior.

Fonte: Fábrica de Conteúdos

topo da página