Google Translate: fr | ru | cn | se | jp

Natura Algarve

Passeio inaugural Natura Algarve

25.05.2008 // Natura Algarve

Faro, 22 de Maio de 2008 

Começamos hoje as nossas actividades de Ecoturismo na Ria Formosa. Contrariamente às previsões meteorológicas, tivemos uma bela manhã de sol, com a Ria a oferecer-nos os seus característicos tons de azul e verde.

Após a saída da Doca de Faro, dirigimo-nos à ilha de Faro. Houve oportunidade de esclarecer os nossos convidados acerca das actividades de marisqueio em bancos naturais e viveiros. Também foram referidas actividades levadas a cabo pela Universidade do Algarve com uma passagem pela estação do Ramalhete. Como saímos durante a baixa-mar, facilmente identificamos as zonas de alto e baixo sapal e respectiva vegetação.

No que diz respeito à avifauna foi uma visita rica em avistamentos! A chilreta (Sterna albifrons), pilritos (Calidris sp.), fuselos (Limosa laponica), colhereiros (Platalea leucorodia), garça-real (Ardea cinerea) e garajaus (Sterna sandvicencis) fizeram parte da lista de aves que conseguimos observar. A descansar entre as muitas gaivotas encontradas, pudemos observar o característico ostraceiro. O ostraceiro, Haematopus ostralegus, é uma ave de porte médio, plumagem preta e branca e um chamativo bico vermelho. O seu nome comum advém do facto de partilhar espaço com os mariscadores, pois a sua alimentação é à base de moluscos bivalves.

Tanto os nossos convidados como a nossa equipa terminaram o dia com um sorriso! Esperemos que seja a primeira de um conjunto de actividades ricas em conteúdos, avistamentos e boa disposição!

Passeio Inaugural

topo da página